DICAS PARA O CONSUMIDOR
Compra Condicionada
Nenhum comerciante pode pressionar o cidadão a comprar o que ele não quer. Isso é proibido. Aquelas promoções leve três e pague dois são muito boas desde que o varejista coloque à venda também o produto em unidades. Todo consumidor deve ter a opção de comprar a quantidade que quiser. Ninguém tem o direito de empurrar mercadoria para o consumidor.

Você não deve aceitar o truque da venda casada. Exemplo: Iogurtes em bandejas sem a oferta do produto unitário. Proteste ou denuncie. O consumidor tem o direito de levar só uma unidade ou um quilo de qualquer produto. Aliás, para ser mais claro, o consumidor tem até o direito de desmontar o pacote se não houver produto unitário à venda e levar um só.

Mas fique atento e saiba separar as coisas. Supermercado, padaria, empório, etc. são estabelecimentos de venda no varejo, não são atacadistas, por isso, eles têm obrigação de oferecer o produto unitário (Amparo Legal: artigo 6º, inciso II, e artigo 39, inciso I, do CPDC; Lei Delegada nº 4, artigo 11, alínea i, de 26/9/1962; Lei nº 8.137, de 27/12/1990, artigo 5º, incisos II e III).
retorna  
Índice de Dicas