DICAS PARA O CONSUMIDOR
Panificadora
Cuidado para não ser contaminado pelo pão nosso de cada dia. Escolha sempre o pãozinho com muito amor e paciência. Preserve a sua saúde de produtos que podem fazer mal.

O pão francês deve ser feito com farinha de trigo, água, sal, gordura, açúcar e fermento. Ele não pode ser vendido queimado, mal cozido, com bolor, sujeira, parasitas ou fermentação estranha. A panificadora deve cumprir todas as normas de higiene e o que manda a lei. Pães, doces e afins sempre devem estar protegidos por vitrina ou redes para evitar que insetos pousem. Os alimentos não podem ser embalados em papel, jornal ou assemelhados, pois eles podem contaminar o produto.

Panificadoras, confeitarias e estabelecimentos similares, na venda de pães doces ou de sal, bolos, biscoitos, torradas, farinha e outros produtos feitos e/ou embalados no próprio estabelecimento, são obrigados a informar por meio de etiquetas a data de validade, o peso e o preço, assim como os componentes usados no preparo. Quando o preço não estiver no produto, é obrigatória a fixação de tabela de preços.

Preste atenção na higiene da panificadora quando você for adquirir um produto, principalmente o pãozinho. Verifique se ela está limpa. Você tem inclusive o direito de visitar os fornos e o local de preparação dos pães. Se tiver insetos e sujeira, denuncie à um órgão de Vigilância Sanitária (Amparo Legal: Lei Delegada nº 4, de 26/9/1962, artigo 11, alíneas c e f; artigos 8º, 18, 31 e 75 do CPDC; Lei nº 6.437, de 20/8/1977, que configura infrações à Legislação Sanitária Federal; Portaria SVS/MS nº 326, de 30/7/1997).
retorna  
Índice de Dicas