DICAS PARA O CONSUMIDOR
Compra da Casa Própria
Comprar uma casa própria é com certeza o sonho da maioria da população brasileira. Por isso, para que nada dê errado na hora da realização deste sonho, é importante saber que o negócio deve ser feito com muita cautela e responsabilidade. Esse consumidor em especial não pode correr risco de perder o dinheiro que lutou tanto tempo para conseguir. Sendo assim, preste atenção nas dicas a seguir:

O primeiro passo na hora da compra para realizar um negócio seguro, deve ser a procura de uma imobiliária. Isso economiza tempo. Mas, antes de escolher a empresa, verifique a estrutura, disponibilidade dos corretores e busque referências de vendas anteriores. Considere também os serviços oferecidos, área geográfica de atuação, quantidade de imóveis constantes na carteira, atendimento fora do horário comercial, prestação de apoio a financiamentos, e elaboração de contrato profissional com revisão de advogado.

Defina com sua família o que é importante no imóvel para você saber o que quer realmente, piscina, quintal, dependência de empregada, etc.

Faça uma reunião com corretor e apresente suas necessidades (nº de dormitórios, localização e outros), estilo de vida e potencial de compra (quantia em dinheiro, necessidade de financiamento, disponibilidade de FGTS, automóvel ou outro imóvel que possa ser dado como parte do pagamento).

Só faça negócio depois de visitar um número razoável de imóveis, a média é de 5 a 8, de preferência levando todas as pessoas da família. Visite de dia e a noite o imóvel escolhido, e converse com vizinhos sobre a segurança, odores, desapropriações, vazamentos, desabamentos e inundações no local.

Considere a valorização futura do local, valor de revenda, posição do imóvel em relação ao sol, e principalmente como você se sentiu nele.

Antes de assinar o contrato faça uma inspeção minuciosa. Fique atento a rachaduras, eletricidade e telhado. Verifique se há vazamentos, cupins, paredes úmidas, ocas ou descoladas.

Negocie antes de firmar acordo, especialmente se o pagamento for feito à vista.

Evite conversar com o proprietário se ele residir no local, sobre preços e valor comercial. As vezes algum comentário inocente, fora de hora, pode atrapalhar as negociações.

Não se esqueça de revisar o contrato. É ele que protege ambas as partes e estabelece condições no imóvel, por exemplo dívidas de impostos que não são cobertas na escritura.

Solicite do vendedor, certidões negativas dos cartórios de protestos, dos distribuidores cíveis, da Justiça Federal e Tributos municipais.

A compra da casa própria muitas vezes é uma atitude única e definitiva. Evite errar. Leia, aprenda, conheça seus direitos e faça negócios com segurança. Ensine também a sua família para que no futuro ela viva sem problemas.
retorna  
Índice de Dicas